Sável
Alosa alosa
Alimentação – Carnícoro, predador.
Família: Clupeidae.
Espécie Autóctone.
Distribuição Global: Originária da costa do Atlântico, desde o sul da Noruega até ao norte da Mauritânia. Também se encontra na parte oeste dos mares Mediterrâneo e Báltico. Na Península Ibérica está distribuído pelas principais bacias hidrográficas que desaguam no oceano Atlântico e Mar Cantábrico, e pontualmente nalgumas do Mediterrânico. Existem algumas populações de Sável isoladas em águas continentais fruto da construção de barragens.
Morfologia: Peixe de tamanho grande (superior a 50 cm) com corpo esbelto, fusiforme e alto, escamas grandes, delgadas e pouco aderentes. Maxila superior com um recorte nítido que corresponde a uma protuberância na maxila inferior. Tem cerca de 70 a 80 escamas na linha longitudinal, 90 a 120 branquiospinhas no arco branquial.
Nativa: Sim
Migração: Sim. Anádroma.
zona de origem
Longevidade: 7 anos.
Época de reprodução: junho - julho.
Habitat geral: Peixe que ocupa principalmente a coluna de água (pelágico).
Alimentação: O sável ingere principalmente de animais de pequenas dimensões através da filtração da água, zooplâncton (nomeadamente crustáceos cladóceros, copépodes e ostrácodes) e algas filamentosas. No mar, os adultos desta espécie alimentam-se de zooplâncton (larvas de crustáceos e de peixes), enquanto que nas águas salobras comem crustáceos. Nas águas doces ingerem larvas de insetos e pequenos crustáceos planctónicos. Durante a migração reprodutora os peixes adultos não se alimentam.
© Rotas do Peixe do Rio | website desenvolvido por Hajapetite