Pimpão
Carassius auratus
Alimentação – Detritívoros, invertebrados.
Família: Cyprinidae.
Espécie exótica.
Distribuição Global: Distribui-se naturalmente nas bacias do Leste da Ásia, a partir do rio Amur (Sibéria) para o norte para o Rio das Pérolas (China) para o sul, incluindo a península da Coreia, Japão e Taiwan. Mundialmente difundido como peixes ornamentais. Na Península Ibérica está distribuído praticamente em todas as bacias hidrográficas.
Morfologia: Espécie de tamanho médio (inferior a 50 cm), com uma barbatana dorsal comprida com pelo menos o dobro do comprimento da anal. Cabeça grande relativamente ao tamanho do corpo, apresentando uma boca pequena, terminal e sem barbilhos.
Nativa: Não.
Migração: Não.
zona de origem
Longevidade: 10 anos.
Comprimento: Até 45 cm.
Época de reprodução: maio a junho. Reprodução ocorre em águas com densa vegetação submersa.
Habitat geral: O pimpão vive em águas pouco profundas de lagoas e rios de corrente lenta, com vegetação abundante e fundos vasosos ou arenosos.
Alimentação: Esta espécie é principalmente detritívora mas também alimenta-se de invertebrados aquáticos, nomeadamente larvas de dipteros (quironomídeos e simulídeos), copépodes, ostrácodes, e efemerópteros (caenídeos). Ocasionalmente come material vegetal, algas e fanerogâmicas.
© Rotas do Peixe do Rio | website desenvolvido por Hajapetite